Obrigado por está aqui....

Nenhuma descrição de foto disponível.
Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 06 de novembro de 2018
Fonte: Redação com Informações do Icururupu
Comunidade caminha nos corredores ampliados e reformados na escola da comunidade (Foto: ICURURUPU)

Emoção e a certeza do dever cumprido marcam inauguração do Centro de Ensino Fundamental Coronel Dô Carvalho no Quilombo Soledade em Serrano do Maranhão. Ao som da banda marcial Liberalino Miranda da cidade de Cururupu, uma multidão tiveram a oportunidade de presenciar um momento de emoção e realização de um importante sonho antigo da comunidade, que era a reforma e ampliação da escola do Quilombo.

A comunidade do Quilombo Soledade em Serrano do Maranhão esteve em festa na tarde dessa segunda-feira (5). A solenidade de reinauguração e ampliação da tradicional escola reuniu moradores e autoridades. Juntos, eles comemoraram a concretização de um antigo sonho.

Segundo os moradores do Quilombo, a administração municipal na pessoa do prefeito Maguila e seu corpo de secretários envolvidos na obra, olharam com carinho para a comunidade. Emocionados, eles lembraram as muitas intervenções que a Prefeitura tem feito no município. Uma moradora, que estudou na escola, ainda quando esta era de taipa e chão batido, construída pela própria comunidade, afirmou está emocionada e feliz, destacou ainda a importância da reforma e da ampliação na qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos, por fim, ela pediu que todos possam tomar para si essa importante realização e preservar o patrimônio que é de todos os moradores da comunidade. 

O secretário municipal de Educação, Carlos Pinheiro, destacou a importância que a administração dá aos projetos e programas da Secretária. “Hoje estamos entregando essa obra maravilhosa, fruto de recursos próprios do município. Ele garantiu, ainda, que os filhos da comunidade vão estudar ali com dignidade, atenção e amor. “A rede municipal de educação prima pelo direito da criança de ter acesso permanente às unidades de educação”.

Compromisso

Feliz por reinaugurar o Centro de Ensino Fundamental Coronel Dô Carvalho no Quilombo Soledade, o prefeito Maguila lembrou-se do compromisso firmado com os moradores do Quilombo, no sentido de melhorar a realidade da escola da comunidade, disse ainda que essa ação irá continuar durante sua gestão sempre que possível. 

O prefeito ressaltou o seu compromisso com a educação. Ele afirmou que sua gestão está focada na construção e reforma de mais escolas, a exemplo da escola que está sendo construída na sede do município, bem como no povoado Paxibal e Portinho, as três escolas já estão em estado avançado de construção, Deus me deu muito e quero devolver a vocês tudo o que eu puder, finalizou emocionado o prefeito Maguila.


Reforma

A reforma contou com ampliação de salas de aulas, bem como toda a estrutura do prédio, inclusive construção de cantina, ventiladores novos, substituição dos quadros, mobília (mesas, cadeiras), forno industrial, fogão industrial, armário, pia, bebedouro entre outras importantes melhorias, além do forro.

A Escola passou também por adequação para melhorar a qualidade do ensino dos alunos, e oferecer aos professores e demais servidores uma melhor condição de trabalho, antes eram apenas 3 salas de aula, com a ampliação esse número passou pra 5 salas totalmente reformadas e adequadas nas condições ideal para aprendizagem dos alunos.
Banda Marcial Liberalino Miranda do município de Cururupu (Foto: ICURURUPU)
Com a ampliação e a reforma, os alunos da educação infantil e do fundamental do 1° ao 9° ano terão a partir de agora um espaço digno não apenas para estudar, mais principalmente para aprender, socializar e compartilhar conhecimento. Por está situada em uma localidade com diversas comunidades próximas, entre as quais, Mato Grosso e Paraíso, não há dúvida que os alunos terão uma melhora significativa no ambiente escolar e na aprendizagem como um todo.

Outo dado importa é que a reforma e ampliação da Escola conta com investimento próprio do município, oriundo do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), a exemplo da unidade escolar que está sendo construída na sede no município, bem como em Paxibal e em Portinho, todas com recursos próprio do município. 

Serrano atualmente vem se destacando, principalmente na educação básica, recentemente o prefeito entregou 4 novos ônibus escolares adquiridos com recursos próprios do município que vão melhorar o deslocamento dos alunos que estudam nos povoados mais residem nas comunidades mais afastadas, e em parceria com o governo do Estado, através do programa “Escola Diga” entregou três novas escolas no município, em localidade onde havia Escolas de taipa, Maguila finalizou destacando a melhoria das estradas vicinais do município que receberam melhoria recentemente, entre as quais a que liga a sede do município até o povoado de Mocal passando por Portinho e Cabanil.

0 Comentários