Obrigado por está aqui....

Nenhuma descrição de foto disponível.
Postado Por: Claudio Mendes
Data da Publicação: 05 de novembro de 2018
Fonte: Redação com Informações do Icururupu
Caçacueira, uma das ilhas da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu (Foto: Reprodução / Rede social)
A Ilha de Caçacueira, localizada no litoral cururupuense, estado do Maranhão, é uma das ilhas da Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, a ilha tem uma vila típica de pescadores, com “ruazinhas de areias”, coqueirais, manguezais e uma linda e extensa praia onde florescem milhares de pés de murici, caju e guajeru. O local é bastante urbanizado, com casas de palha mescladas a residências de alvenaria. A pesca movimenta economicamente o local, que apresenta praias paradisíacas, um paraíso para quem deseja tirar umas férias no município de Cururupu.

Mais nem tudo está sendo alegria ou beleza na Ilha de Caçacueira, pois desde da última sexta-feira (2) a população vem sofrendo com a falta de energia na localidade. Moradores da Ilha de Caçaueira usaram a internet para denunciar a situação da falta de energia, segundo os moradores, já são três dias que o gerador movido a Diesel não funciona naquela que é uma das mais belas Ilhas do litoral de Cururupu. 

Os moradores não sabem os detalhes da falta de energia, uma vez que a competência do serviço é do município, que segundo uma moradora ouvida pelo portal ICURURUPU, o município até o momento não informou a causa da falta de energia, ainda segundo a internauta que usou nossos canais para denunciar a falta de energia da Ilha, o problema seria a falta do combustível, utilizado para funcionar o gerador e distribuir a energia, esclarecemos que não conseguimos junto ao município confirmar essa informação, mais uma coisa constatamos, de fato a Ilha está sem o fornecimento de energia a três dias, prejudicando os moradores e os serviços que dependem de eletricidade. 
Sobre a Ilha 

A Cé um lugar paradisíaco, lindo pela própria natural e que precisa tão somente de ações governamentais para se desenvolver e torna-se um pólo turístico sem igual na região, porém, não tem nenhum incentivo ou política de desenvolvimento do turismo por parte do poder público! O povo é hospitaleiro, amáveis, trabalhadores e sonham com o desenvolvimento da Ilha.

Embora seus habitantes já estejam no mundo da tecnologia, sendo uma Ilha pesqueira, rica com a variedades dos frutos do amar, os moradores são guerreiros por buscar alternativas do bem-estar social para quem lá habita. É necessário que haja urgentemente políticas governamentais, talvez em parceria com o setor privado para alavancar o desenvolvida da região, que aliás, precisa de tão pouco, pois o principal já existe que é uma beleza sem igual e um povo que precisam apenas de apoio o que até o momento ainda parece uma utopia. 

Na ilha não há saneamento básico regular, a saúde existe pela misericórdia de DEUS, no entanto, esses moradores de origem humilde pagam impostos! Ocorre que o retorno dos impostos não tem retorno em prol daquele povo! Haja vista, os recursos são oriundos do empenho de cada morador. Esperamos que os governantes possam se sensibilizar com esta linda região, pois certamente se quiserem podem a transformar em um grande pólo turístico, com desenvolvimento sustentável e trazendo divisas não apenas para os nativos, mais especialmente para o município de Cururupu, certamente a rede hoteleira, os restaurantes, as empresas de transportes fluvial e terrestre ganhariam com isso, e por conseguinte, toda a população.

0 Comentários