domingo, 6 de maio de 2018

Após reunião do Secretário de Meio Ambiente com lideranças politicas de Cururupu técnicos Visitam Ilha de Guajerutiua

Equipe verificou as alterações ambientais que têm gerado prejuízos e preocupações aos moradores. (Foto: Divulgação)






















CURURUPU – reocupados com alguns problemas que vem acontecendo na Ilha de Guajarutia, localizada no litoral cururupuense, o ex vice prefeito do município de Cururupu, Aldo Lopes (PSB), juntamente com o ex vereador Mangueira Souza e o ex secretário de obra de Cururupu, Valdenor Ramos foram recebidos no dia 03 de abril de 2018 pelo Secretário de Estado de Meio Meio Ambiente, Marcelo Coelho, na sede do órgão na capital São Luís para definir uma agenda de trabalho voltada para a ilha de Guajerutiua. 

Na reunião, ficou decidido por parte do Secretário Marcelo Coelho e pela coordenadora de Meio Ambiente da Secretaria, a senhor Janaína Dantas, que uma equipe composta por profissionais seria enviada até a Ilha de Guajerutia com intuito de realizarem estudos prévio para uma intervenção do órgão estatal no sentido de solucionar problemas que vem afetando a vida dos nativos na Ilha. A equipe em questão seria composta por engenheiro ambiental, geólogo, geógrafo e engenheiro de pesca os quais deverão realizar estudos nas marés alta e baixa.

Guajerutia 

A Ilha de Guajerutiua é um dos povoados da reserva extrativista marinha de Cururupu, situado no norte do estado do Maranhão. Considerada uma região com a maior área de manguezais preservados, dentro das unidades de uso sustentável do Brasil, Guajerutiua possui quase 190 mil hectares. Um bioma marinho costeiro em ambiente amazônico.

No local, a pesca é a principal renda das comunidades que vivem em Guajerutiua. Até o momento já foram mapeados oito poços de desova da pesada amarela na Reserva Extrativista Marinha de Cururupu, uma nova forma de manejo para manter a conservação da espécie. Os extrativistas empregam na reserva o sistema de rotação, onde cada berçário fica interditado por até dois meses com base no calendário. É o modo de preservar os estoques e aumentar a renda dos pescadores de malhão, um dos tipos de pesca utilizados entre os pescadores.

Visita à Ilha de Guajerutiua

Atendendo ao pedido das lideranças políticas de Cururupu, os quais nesse momento não fazem parte do governo municipal mais estão preocupados com a situação da Ilha, os técnicos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) realizaram na última quara-feira (2), uma visita técnica à Ilha de Guajerutiua, no município de Cururupu [APA das Reentrâncias Maranhenses / Resex de Cururupu], com o apoio do Batalhão de Bombeiros Ambiental [BBA].

O objetivo foi verificar as alterações ambientais na ilha que têm gerado prejuízos e preocupações aos moradores locais. “A partir dos dados levantados, será gerado um diagnóstico da situação ocorrente na ilha, de modo a viabilizar a adoção de medidas que controlem ou atenuem as problemáticas sofridas pelos moradores”, explicou o secretário da SEMA, Marcelo Coelho.

Analistas e técnicos das áreas de Oceanografia, Geologia, Geografia, Biologia e Engenharia Ambiental participaram da visita. Na ocasião, eles verificaram um forte avanço do mar sobre a ilha, intensificando processos erosivos costeiros e atingindo residências.

Além da identificação e registro dos pontos de localização das áreas mais afetadas; a equipe da SEMA conversou com moradores sobre a situação ambiental anterior da ilha e, também, discutiu quais as problemáticas que mais impactam a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....