quinta-feira, 5 de abril de 2018

Cururupu sediará o XIII Encontro de Conselheiros/as e Ex-Conselheiros/as Tutelares

Foto: Ilustração
CURURUPU – O município de Cururupu será sede do décimo terceiro (XIII), encontro de conselheiros (as) e ex conselheiros (as) tutelares da região da baixara maranhense. O evento contará com apresentação das mais diversas autoridades, lideranças, além de Conselheiros Tutelares presentes no evento por município, conta ainda com a execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino de Cururupu e do Hino Nacional do Conselheiro (a) Tutelar bem como o pronunciamento das autoridades presentes.

Ainda acontecerá a leitura e aprovação do regimento interno do décimo terceiro encontro de conselheiros (as) e ex-conselheiros (as) tutelares da região da baixada maranhense.

Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão (ACECTMA)

No Maranhão em 1998 havia 29 Conselho Tutelares implantados, em varias discussões percebeu-se que os problemas eram comuns e que se fazia necessário à criação de um instrumento para articulação e fortalecimento dos Conselhos Tutelares, surgindo nesse momento a REDE de Conselhos Tutelares do Maranhão. No decorrer desses anos a REDE promoveu inúmeras capacitações, assembleias, encontros e seminários.

Em 2004, durante o X Encontro Estadual de Conselheiros Tutelares com ampla discussão fora criada a Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão (ACECTMA), objetivando articular Conselheiros Tutelares, Ex-Conselheiros Tutelares e Conselhos Tutelares pela efetivação da garantia de direitos de crianças e adolescentes, para tanto se faz necessário que houvesse uma união com esse objetivo comum.

Sendo que em assembleia Geral da ACECTMA realizada em 27 de março de 2009, na Cidade de Imperatriz, cidade localizada no sul do Maranhão a qual é a segunda maior cidade do estado, durante um dos encontro estaduais de conselheiros tutelares do Maranhão, foi excluído o termo REDE, ficando a partir desse momento “ACECTMA” Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão.

Dando continuidade a esse processo a ACECTMA, realiza um Encontro Estadual de Formação anual, como forma de manter viva a mobilização e articulação em prol dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Estado do Maranhão, momento este de reflexo, discussão e articulação para diagnosticar a atual realidade dos conselhos Tutelares do maranhão além de traçar as estratégias de superação dos entraves para fortalecimento da ACECTMA, desta vez a cidade que sediará o encontro é a cidade de Cururupu localizada na região do litoral ocidental maranhense.

A ACECTMA é administrada por uma coordenação colegiada estadual, instância de representação formal, responsável pela execução de suas finalidades e encaminhamentos das deliberações das assembleias gerais; A coordenação é constituída por 05 (cinco) membros titulares e 05 (cinco) adjuntos, escolhidos segundo critérios de divisão regional da ACECTMA, contemplando a representação de cada Região.

PROGRAMAÇÃO DO XIII ENCONTRO EM CURURUPU

Dia 11/04/2018 – QUARTA FEIRA

14:30hs às 17:30hs Recepção e credenciamento dos participantes

18:00hs -Jantar- 19:00hs – Solenidade de Abertura do XIII Encontro de Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares da Região da Baixada Maranhense

– Composição da mesa com autoridades: Conselho Tutelar e CMDCA, Promotor (a), Juiz, Secretário de Assistência Social, Secretário de Educação, Prefeita Municipal, Presidente da Câmara de Vereadores, Representantes da ACECTMA e do FCNCT, Coordenador da Região da Baixada e demais autoridades representes;

– Apresentação das autoridades, lideranças e relação dos Conselheiros Tutelares presentes no evento por município;

– Execução do Hino Nacional Brasileiro, Hino de Cururupu-MA e do Hino Nacional do Conselheiro (a) Tutelar;

-Pronunciamento das Autoridades

-Leitura e Aprovação do regimento interno do XIII Encontro de Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares da Região da Baixada Maranhense.

Dia 12/04/2018– QUINTA FEIRA

7:30hs – Dinâmica de abertura

8:10hs – Palestra: “Atuação do SGD na prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. Palestrante: Dr. Márcio Tadeu – Promotor de Justiça Assessor Especial da Procuradoria Geral de Justiça; mediador da mesa: J Diniz Conselheiro Tutelar de Cururupu 

10:00hs – Lanche

10:15hs – Leitura dos recadinhos;

10:20hs – continuação da palestra (Dr. Márcio Tadeu)

12:00hs – Almoço

13:30hs –Dinâmica motivacional (retorno)

13:350hs – Leitura dos recadinhos

14:00hs – Palestra: “As leis contra os crimes sexuais”. Palestrante: Dr. Ivan Marques, Advogado, Ex-Conselheiro Tutelar de Vitória do Mearim-MA, Coordenador Nacional de Formação dos Conselheiros Tutelares e representante do Maranhão no FCNCT.

Mediador: Biné

15:15hs – intervalo

15:20hs – retorno Dr. Ivan (tira duvidas)

-Informes gerais sobre o Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares

17:30hs – Apresentação da ACECTMA, campanha de adesão dos Conselheiros (as) e Ex-Conselheiros (as) Tutelares à Associação, fortalecimento da ACECTMA.

Apresentador: Nezildo Vale. 

17:40hs –Apresentação da prestação de contas do evento (estimativa de gastos).

Apresentador: Ronilson Borges

18:00hs – Encerramento da plenária do dia (foto Oficial do evento com todos os participantes) para ser divulgado nas redes sociais

20:00hs –Jantar – Noite Cultural encerramento do evento (Entrega de Certificados aos Participantes por conselho); 

Dia 13/04/2018 – SEXTA

8:00hs – Retorno para seus domicílios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....