domingo, 11 de março de 2018

Cururupu será contemplada com o Programa Internet Para Todos do Governo Federal

Foto: Divulgação
CURURUPU – O presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinam nesta segunda-feira (12), na presença de prefeitos, o termo de adesão ao programa Internet para Todos. A cerimônia será realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, a partir das 15h.

O programa Internet para Todos já tem 2.260 cidades prontas para assinar o termo de adesão. O número de municípios habilitados pode ser acrescido em mais de 330 já que 2.593 cidades manifestaram interesse em participar do programa.

É importante ressaltar que o programa Internet para Todos não vai oferecer conexão gratuita para os moradores dessas localidades, e sim ofertar conexão a preços reduzidos. Aqueles municípios que forem beneficiados nesta primeira fase vão começar a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

O termo de adesão que será assinado pelos prefeitos define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no programa. As prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica, cada prefeitura poderá indicar mais de uma localidade.

A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

Cururupu consta entre as cidades maranhenses que vão receber o programa, a saber: Altamira do Maranhão, Alto Alegre do Maranhão, Araioses, Buritirana, Bacurituba, Boa Vista do Gurupi, Brejo de Areia, Buriti, Cajari, Campestre do Maranhão, Carutapera, Caxias, Chapadinha, Codó, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Grajaú, Guimarães, Icatu, Itaipava do Grajaú, Junco do Maranhão, Lago dos Rodrigues, Lajeado Novo, Lima Campos, Loreto, Morros, Paulino Neves, Pedreiras, Porto Franco, Primeira Cruz, Rosário, Santo Antônio dos Lopes, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Pedro da Água Branca, São Raimundo das Mangabeiras, Serrano do Maranhão, Trizidela do Vale, Tutóia, Urbano Santos, Vargem Grande, Vila Nova dos Martírios, Vitorino Freire, Centro Novo do Maranhão, Campestre do Maranhão. Os critérios serão basicamente a escassez de oferta de internet nessas localidades para que possa receber o programa Federal. 

Como participar

Para participar do programa, o prefeito deve preencher e enviar ofício ao Departamento de Inclusão Digital do MCTIC. O documento deve ser enviado por e-mail, no endereço: internetparatodos@mctic.gov.br, ou por Correios: Departamento de Inclusão Digital, Esplanada dos Ministérios, Bloco R Anexo, Sala 300 Leste, 70.044-900 Brasília – DF. Feito isso, o prefeito receberá Login e Senha, e depois deverá preencher formulário enviado pelo ministério. Após este processo, o município já estará pronto para assinatura do Termo de Adesão do convênio.

Chapadinha

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, apresentou na última sexta-feira (9) o programa Internet para Todos nas cidades maranhenses de Chapadinha e Grajaú. 

“Por trás de cada antena, há R$ 3 bilhões que foram investidos e nos permitem agora transformar a vida de muita gente. Em pouco tempo, vamos dotar o Brasil de conectividade, o que vai ajudar as cidades a melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos e também os serviços prestados aos brasileiros”, disse o ministro. COM INFORMAÇÕES DO ICURURUPU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....