segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Quem Procurou O INSS Em Cururupu Nesta Segunda-Feira (05), Teve Uma Desagradável Surpresa

Agência do INSS em Cururupu (Foto: Reprodução)
Fonte: Icururupu.com.br

Durante muito tempo os moradores de Cururupu e região para terem acessos aos benefícios previdenciários precisavam se deslocar 120 quilômetros até a cidade de Pinheiro, onde até então ficava a agência mais próxima. A dificuldade era maior para aqueles que moravam em algumas das 15 ilhas que integram o município, já que é necessário viajar até 6 horas de barco até a sede do município e depois ir até Pinheiro.


Segundo dados do INSS, mais de 70% do público atendido pela agência do órgão no Maranhão é formado por trabalhadores rurais, que muitas vezes necessitam percorrer grandes distâncias para terem direito ao atendimento previdenciário. Com a implantação da Agencia de Cururupu, o que se imaginava é que a Previdência Social estaria mais próxima dos cidadãos, garantindo o acesso aos serviços previdenciários.

Todavia, não é bem isso que está acontecendo, hoje pela manhã por exemplo, um cartaz fixado na entrada da Agência em Cururupu deixou muitas pessoas indignadas, pois segundo o cartaz, de hoje (05), até 20 do corrente mês (fevereiro), só terá um único servidor na Agência para atendimento de benefícios, ou seja, segundo os segurados que procuraram o ICURURUPU, relatam que o atendimento que já não era fácil, tende a ficar mais complicado, pois a demanda de atendimento na região só aumenta.

Localizada a 465 quilômetros da capital maranhense, a Agência de Cururupu além de atender a população do município, atende também os moradores de Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum Açu. Atende ainda os segurados das 15 comunidades quilombolas do município, com um único servidor é de se constatar que é humanamente impossível o atendimento. Diante do apelo da população e da necessidade de atendimento, o que se espera é que essa situação seja revista e que os segurados e / ou pessoas que buscarem atendimento possam terem seus direitos garantidos, especialmente o direito de um bom atendimento.

O outro lado
O ICURURUPU entrou em contato com a Gerência Executiva do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em São Luís, o Gerente Executivo do órgão, senhor Antônio Wilson nos atendeu e confirmou a escassez de funcionário não apenas na unidade de Cururupu mais praticamente em todas as Agências do Estado, no caso de Cururupu, destacou que, o que houve foi que um dos servidores precisou se ausentar em razão de problema de saúde de sua esposa, e que um segundo funcionário estaria de férias, desta forma restando um único funcionário na Agência para o atendimento, porém nos prometeu o envio ainda hoje de um funcionário para Cururupu afim de dá suporte necessário ao atendimento, funcionário esse que iniciará os trabalhos ainda nesta terça-feira (06). 

Ainda segundo o Gerente Executivo do INSS, o órgão está passando por estruturação, e uma das principais mudanças será a implantação do INSS digital, a exemplo do que já está ocorrendo no município de Paço do Lumiar, região metropolitana da capital São Luís, destacou ainda as demandas crescente no órgão, entre as quais o seguro defeso, que está criando uma grande demanda no atendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....