terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Políticas Públicas: Líder promove intercâmbio entre lideranças do litoral ocidental maranhense e prefeito modelo do Mato Grosso do Sul

Líderes em foto oficial do encontro ao lado do prefeito e palestrante Waldeli Rosa.
Waldeli Rosa conta hoje com 96% de aprovação, com avaliação entre ótimo e bom dos seus munícipes. O prefeito modelo foi convidado pelo Sebrae para participar da quinta edição do encontro.

Guimarães - A cidade histórica de Guimarães foi a escolhida para sediar o quinto encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), que tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento sustentável da microrregião do Litoral Ocidental Maranhense. O tema que norteou as discussões nos dois dias de evento (22 e 23 de fevereiro), foi “A escolha do futuro da região”.

O encontro contou com a participação do diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, do prefeito de Apicum Açu e Presidente do Consórcio Floresta dos Guarás (Conguarás), que reúne as 11 cidades do Polo Floresta dos Guarás), Cláudio Cunha, o prefeito de Central do Maranhão, Ismael Monteiro, o prefeito em exercício de Guimarães, Osvaldo Gomes, a prefeita de Cururupu, professora Rosinha, além de ex-prefeitos, secretários municipais, empresários e líderes de diversos segmentos de toda a região.

Pensando no maior intercâmbio de conhecimento entre os líderes, o Sebrae Maranhão convidou como palestrante o prefeito de Costa Rica do Brasil, Waldeli dos Santos Rosa. Costa Rica é um município com cerca de 20 mil habitante e fica localizado no estado do Mato Grosso do Sul. Conhecida como a capital estadual do algodão e dos esportes de aventura, Costa Rica se destaca por possuir uma das gestões mais bem avaliadas do país e está se tornando um importante polo turístico regional.

Segundo pesquisas de opinião, Waldeli Rosa, conta hoje com 96% de aprovação, com avaliação entre ótimo e bom dos seus munícipes. Ele está no seu quarto mandato como gestor público. Economista e empresário, ele garante que uma das principais tarefas do gestor público é fazer uma boa gestão de pessoas, lição que aprendeu administrando as suas empresas.

A cidade ganhou notoriedade nacional graças a participação da população na gestão pública. Moradores eleitos pela comunidade colaboram como fiscais por meio dos conselhos municipais. Outro motivo de orgulho da cidade é de não contribuir para as estatísticas de desemprego do país, possuindo saldo positivo em vagas de emprego disponíveis.

Prefeito Waldeli Rosa durante a sua palestra para os líderes em Guimarães.
Waldeli trouxe para os lideres maranhenses um pouco de sua experiência quanto gestor público e empresário e a certeza de que os problemas dos municípios brasileiros tem sim solução, basta que a administração pública seja encarada com seriedade, honestidade e compromisso.

“Nós ensinamos que a cidade é dela, da população, que eles como donos do município precisam aprender a defender a cidade que eles vivem, aí automaticamente o desenvolvimento começou a chegar para a nossa cidade. Então essa transparência do governo municipal com a verdade fez com que as pessoas respeitassem a nossa maneira de governar”, garantiu o prefeito.

Deliberações

Durante o encontro, as lideranças discutiram diversos aspectos voltados para o desenvolvimento dos 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense e definiram em conjunto, como missão, a consolidação da identidade territorial e a promoção do desenvolvimento regional sustentável, definindo metas a serem alcançadas nos próximos cinco anos.

Se tornar uma região atrativa pela sua diversidade e riquezas naturais é um dos objetivos planejados, sem deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento sustentável e o respeito as tradições culturais e o meio ambiente.

“Este quinto encontro demonstrou que o grupo está coeso, maduro e bastante focado no que diz respeito ao seu comprometimento e a sua função de pensar num planejamento estratégico para o litoral ocidental, considerando os eixos estratégicos que foram definidos e as potencialidades da região, quer sejam elas a partir dos recursos naturais, como também dos recursos humanos, sempre com a participação em conjunto dos setores público e privado para que tenhamos um litoral ocidental desenvolvido, com qualidade de vida para os seus moradores e preparado para receber futuros investimentos”, projetou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, que participa de todas as edições do programa e foi o principal articulador para que a iniciativa fosse implantada no estado.

O próximo encontro do Programa Lider está marcado para acontecer nos dias 15 e 16 de março na cidade de Central do Maranhão.

O Lider

O Programa Lider apresenta uma metodologia de mobilização, qualificação e integração de lideranças, que estimula a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional sustentável, trabalhando as três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos e prefeitos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O objetivo da iniciativa no Maranhão é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Litoral Ocidental do estado, por meio do fortalecimento da boa governança, pela participação equilibrada dos setores público, privado e do terceiro setor, para elaboração coletiva e execução de um Plano Estratégico de Desenvolvimento para a região que abrange onze municípios. Cerca de 40 líderes da região, participaram da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....