quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

EM RITMO DE CARNAVAL: Cururupu intensifica campanha de prevenção às DST's.

Foto Reprodução
A Prefeitura de Cururupu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Maranhão intensifica durante esta semana que antecede o carnaval, as campanhas “Com Saúde Todo Dia Tem Festa” realizada pelo governo do estado, e “Pré-Carnaval da Prevenção” promovida pelo município de Cururupu, cujo foco é a prevenção do vírus HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no período carnavalesco. O município de Cururupu vem atuando fortemente nas campanhas de prevenção e ações para o combate do aumento de casos no município. Outra ação importante que acontece ao mesmo tempo pela Secretaria Municipal de Saúde desde o dia 15 de janeiro, é o serviço de nebulização espacial (UBV), ações de combate ao Aedes aegypti. A Secretaria Municipal de Saúde chama atenção da população sobre os perigos de água acumulada e o risco de adoecer de Dengue, Zika e Chicungunya, mobilizando os moradores para combaterem os focos do Aedes Aegipt nas próprias residências.

Ontem terça-feira (6), a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu, juntas, iniciaram atividade intensificando as campanhas de prevenção no município. As equipes estiveram reunidas com a prefeita professora Rosinha e o Secretário Municipal de Saúde, Guglielmo Marcone no período da manhã para apresentação dos trabalhos e dos profissionais que coordenaram atividades. 

A prefeita professora Rosinha pediu muito empenho de todos para que a mensagem alcance toda a população, pediu atenção para as comunidades mais distantes, que novas ações sejam realizadas nos próximos meses nas ilhas e povoados onde o acesso é mais difícil.

Ainda pela manha de terça-feira, as equipes estiveram ao som de marchinhas na rodoviária da cidade, anunciando a chegada do carnaval e sensibilizando a população para a prevenção com distribuindo preservativos. No período da tarde, visitas as escolas, bairros e lugares mapeados pelas equipes.

Entre os profissionais que formam a equipe pelo município está a Coordenação de Juventude, Agentes Comunitários de Saúde, Enfermeiros, Técnicos, Equipe do Programa Saúde na Escola, Equipes que atuam nas UBS, Funasa e voluntários.

A equipe do estado, formada por técnicos da SES e lideranças de movimentos sociais da juventude, LGBT e de profissionais do sexo, fortalecerá a ação na cidade de Cururupu com roda de diálogo em escolas, distribuição de preservativos, gel lubrificantes e informativos. A SES disponibilizou para distribuição 14.400 preservativos masculinos, mil femininos e 6 mil géis lubrificantes.

“Diversificar as ações é necessário para atingir todos os públicos. Precisamos fortalecer a prevenção, sensibilizar para o uso do preservativo”, diz a chefe do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Jocélia Frazão.

Segundo Amparo Cardoso, enfermeira do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais da SES, Cururupu foi escolhida porque os dados mostram uma escalada dos casos de ISTs no município.

“Temos desenvolvido uma série de atividades para prevenir e combater o vírus HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis. O intuito é fortalecer as ações preventivas e assistência especializada para o tratamento adequado”, destacou o secretário de estado da Saúde, Carlos Lula. “A cidade de Cururupu é uma região de litoral, com porto, cujos dados relacionados a estas infecções têm crescido. Os dados têm chamado atenção, por isso resolvemos levar mais informação para fortalecer a prevenção”, ressalta.

Carlos Garcia, do Conselho LGBT, integra a comitiva que esta na cidade. Para ele é preciso envolver todos os seguimentos nessa luta, que é de todos. “Esse trabalho é importante porque muitas pessoas não se aproximam para pegar o preservativo nos postos ou barracas montadas no carnaval. Infelizmente, muitos ainda têm vergonha. Por isso, temos que fazer esse trabalho corpo a corpo”, comenta.

Programação:
Quarta-feira (7)
08h – Sensibilização e distribuição de preservativos na Rodoviária ao som da Bandinha Tradicional
10h – Sensibilização e distribuição de folderes, informativos, aconselhamentos sobre a testagem de Sífilis, HIV e Hepatites B e C
11h – Entrevista na Rádio Comunitária

Período da tarde
14h  - Palestra na Escola de ensino Médio Gervásio Santos
16h – Roda de conversa com adolescente e  juventude na comunidade de Barreiro

Quinta-feira (8) Bloco da Prevenção
7:30h - Concentração na Praça da Alegria, Areia Branca – Bloco da Prevenção percorrerá ruas da cidade. O objetivo do Bloco é incentivar a população cururupuense a se prevenir das (ISTs), e do mosquito da Dengue.
Secretaria Municipal de Saúde - Reconstruindo com o Povo! 
Prefeitura Municipal de Cururupu - Prefeita Professora Rosinha

Fonte: Site da Prefeitura de Cururupu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....