segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Em Solenidade Concorrida, Familiares E Autoridades Prestigiam Formatura Em Cururupu

Solenidade de entrega de carteira aos formando em curso realizado
pela Marinha em Cururupu (Foto: ICURURUPU)
A marinha do Brasil, é um órgão integrante das Forças Armadas, constituído pelo conjunto dos navios de guerra e das forças navais de terra, que se destinam à defesa da nação, à garantia das instituições democráticas, da ordem e da legalidade, em ação isolada ou simultânea com o Exército e a Força Aérea, em Cururupu, realizou na manhã desta sexta-feira (22), a formação e entrega de carteiras dos alunos formando no curso ministrado nos últimos dez dias na cidade pelo órgão. 


Ainda Sobre a Marinha

Além de contribuir para a defesa, a Marinha também tem como missão garantir os poderes constitucionais, proteger os interesses nacionais e atuar em ações sob a égide de organismos internacionais ou em missões de apoio à política externa brasileira. A Marinha também é responsável pelo policiamento da costa brasileira e das águas interiores, bem como por fiscalizar e orientar a Marinha Mercante.

É a mais antiga entre as três Forças Armadas. Sua origem remonta à Marinha portuguesa. Em 1736 foi criada a Secretaria D’Estado dos Negócios da Marinha pelo rei de Portugal, reorganizada por D. João VI quando da sua chegada ao Brasil com o nome de Ministério da Marinha e Domínios Ultramarinos.

O Comando da Marinha é o responsável pela Marinha do Brasil. O órgão, diretamente subordinado ao Ministro da Defesa, existe desde 1999, quando foi extinto o Ministério da Marinha. É comandado por um almirante-de-esquadra, nomeado pelo presidente da República.

Sobre o Curso

Todo o curso de formação aquaviário, foi realizado na sede do sindicato dos pescadores de Cururupu, o curso contemplou os sócios dos sindicatos dos pescadores e da colonia.

Solenidade

No evento estiveram presentes o primeiro sargento, Denílson Araújo, a senhora prefeita, professora Rosinha, além do representante do legislativo municipal, o vereadores Antônio Filho, da secretaria de agricultura e pesca, MaryJanny, e os presidentes, Joana, da colonia de pescadores e Ivaldo Santos do sindicato dos pescadores de Cururupu respectivamente.

A prefeita parabenizou os alunos formandos e ressaltou que as ilhas irão também receber tal formação, chamou ainda a atenção para a preservação das ilhas e dos recursos naturais como sururu ( tipo de marisco muito consumido na região), que foi exterminado, por fim, Rosinha agradeceu aos marinheiros e os desejou feliz natal.

Antônio Filho, por sua vez, parabenizou os formandos e falou dos desafios e conquistas na implantação do curso. Antônio salientou ainda que tem mais três cursos que poderão ser executados no município, entre os quais, um depende da marinha, por derradeiro, e agradeceu ao Dr. Douglas Lima da Guia, juiz titular da comarca de Cururupu pelo empenho em chamar o curso para o município.

Por sua vez, MaryJanny falou das dificuldades vivenciadas pelos alunos e em especial as mulheres, destacou que as documentações recebidas pelos formandos vai torná – los pescadores profissionais e os colocará dentro das estatísticas. Joana ressaltou a importância do curso para os pescadores e que é necessário estar se qualificando continuamente. 

Ivaldo Santos, presidente do sindicato dos pescadores de Cururupu, também destacou a importância do curso e a formação dos alunos, ressaltou ainda o Dr. Douglas Lima da Guia, a senhora Joana, o vereador Antônio Filho, a Prefeita Rosinha e a vice presidente do sindicato Josenalde.

O Primeiro sargento Dnilson Araújo, representando o Capitão dos Portos do Maranhão, falou da responsabilidade após a formação como integrantes da marinha do Brasil, garantiu esforços para que os três cursos possam ser colocados em prática na cidade, por fim, agradeceu ao Dr. Douglas Lima da Guia, à senhora prefeita do município, o vereador Antônio Filho, a presidente da colonia, ao secretário municipal de educação Udnaldo Rabelo, Ivaldo Santos e demais autoridades presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....