segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Muita Fé E Devoção No Encerramento Do Festejo De São Benedito Em Cururupu


Os Cururupuenses, em especial aqueles que são devotos de São Benedito tiveram hoje no encerramento do Festejo do Santo momentos de pura emoção e devoção. Festejo que já faz parte do calendário cultural da cidade, teve hoje o que podemos chamar de ápice de um grande momento de fé e devoção o qual já perdura por muitos anos.


Com o tema “Como São Benedito acolhamos o sim de Maria para uma igreja em saída”, este ano a comissão organizadora do festejo ganhou um reforço importante, uma equipe de consultores e de analistas do Sebrae estiveram no município auxiliando nos preparativos da festa religiosa.

O trabalho desenvolvido em Cururupu faz parte de uma cadeia de ações que vem sendo executada pelo Sebrae no Maranhão, com o objetivo de mapear, roteirizar, estruturar e fortalecer o turismo na região da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense em todos os seus segmentos.

O turismo religioso e a economia criativa são vistos como áreas de potencial econômico e produtivo que podem ser explorados na região, tornando-se fontes de recursos importantes para impulsionar a economia local. Por conta disso, a diretoria executiva do Sebrae no Maranhão, tem articulado ações para o desenvolvimento deste segmento.

“O turismo religioso tem um potencial inegável na região do Litoral Ocidental Maranhense e o nosso trabalho é para que seja criado um ambiente favorável a este segmento, fazendo com que ele deixe de ser apenas um potencial e passe a ser uma realidade. O Sebrae já trabalha para isso e esse trabalho não irá parar até que vejamos a região aproveitar de maneira sustentável todo o potencial que existente”, afirmou João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão.

Além do reforço na organização do festejo, a unidade regional do Sebrae em Pinheiro, por meio do projeto Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental (DET- Litoral Ocidental), firmou parceria com a prefeitura de Cururupu e a paróquia local, garantindo capacitação para um grupo de 25 potenciais empreendedoras do segmento da gastronomia que atuam no município.

Para a presidente da comissão organizadora do festejo de São Benedito, Rafisa Goulart, a parceria estabelecida com o Sebrae foi importante para melhorar a qualidade dos serviços e a organização da festividade.

“Esse ano podemos oferecer produtos e um atendimento com maior qualidade, graças à parceria com o Sebrae que está qualificando os nossos empreendedores. Garanto que todos os visitantes que vierem até Cururupu esse ano para participar do festejo de São Benedito não irão se arrepender”, frisou Goulart.

Uma turma formada só por artesãos, que irão comercializar suas peças durante o festejo de São Benedito, também foram capacitados. Os artistas participaram de um capacitação com um design e consultor do Sebrae que irá ensinar técnicas de comercialização e produção, como forma de valorizar ainda mais as ricas peças do artesanato local.

Em 2017 o festejo em homenagem a São Benedito aconteceu entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro e tem uma vasta programação religiosa e cultural. Na abertura (29), os turistas e fiéis tiveram a oportunidade de participar de uma caminhada que percorreu diversas ruas da cidade e uma Santa Missa que celebra o início das festividades.

No dia 05 de outubro, dia de São Benedito, uma carreata seguida por uma missa campal marcou a data de celebração ao santo padroeiro dos cozinheiros, das donas de casa e protetor dos negros. No sábado, dia 07 de outubro, uma belíssima procissão iluminou as ruas e os casarões da cidade histórica de Cururupu.

Na procissão de encerramento foi inaugurada uma inovação no festejo, foi dado um grande espaço para o tambor de crioula, umas das manifestações culturais mais significativa da cidade. Foi possível perceber que o hino em louvor ao Santo Padroeiro foi substituído pela intonação do tambor de crioula que acompanhou toda a procissão de encerramento, pelo que podemos perceber a mudança foi bem aceita pelos fies que acompanharam em grande número todo o percurso e com muita emoção.

Fonte: Icururupu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG DO CLAUDIO MENDES.....