domingo, 29 de abril de 2018

LIDAM consolida em encontro ações de prevenção e combate as drogas através de atividades esportivas para o litoral maranhense.

Pastor Erisson Sousa, representante da REMAD - Presidente da Rede Maranhense de Dialogo sobre Drogas e Conselheiro Estadual de Politicas sobre Drogas 

O encontro foi marado pelas adesões dos municípios ao projeto, por muitas discussões e ausência do poder publico e legislativo de Cururupu. Mas, somente dois vereadores justificaram ausências.

Com a participação de dezenas de lideranças de vários municípios do litoral ocidental (floresta dos Guaras) foi realizada na sábado (29), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cururupu, a segunda reunião regional da Lidam-Liga Independente de Desporto Amador do Maranhão. A primeira já tinha acontecido na cidade de Bacabal, região do Mearim. "O Esporte como fator de inclusão social e combate as drogas" foi o tema central do encontro. 

Palestra nesse sentido foi proferida pelo Pastor Erisson Sousa, representante da REMAD - Presidente da Rede Maranhense de Dialogo sobre Drogas e Conselheiro Estadual de Politicas sobre Drogas. Alem da constituição da Comissão Municipal da Lidam de Cururupu que ficou assim constituída: Professor Geisel Pires, Professor Geovanilde, Maria de Nazaré (Cote), repórter fotográfico Jose Costa Diniz e o Alcivan Abreu. 

Segundo o coordenador regional da Lidam, Jose Francisco Pestana, esse foi o primeiro passo para se dar inicio na região de pratica desportiva como judo, karatê, capoeira, Taekwondo, futsal entre outras. Projetos nesse sentindo serão encaminhado através da Lei de Incentivo ao Esporte as empresas maranhenses como Cemar, grupo Mateus e Armazéns Paraíba. 

Um dos pontos positivo da reunião foi à inclusão da Escolinha de Futebol "Resgate e Juventude" de Areia Branca, do desportista Robertinho com quase 40 jovens no projeto de apoio da Lidam. Essa decisão foi tomada na reunião pelo presidente da Lidam, Eduardo Araujo, diante do esforço demonstrado pelo Robertinho e as dificuldades enfrentadas por ele para por em pratica esse importante projeto em prol dessas crianças. Ponto negativo da reunião foi à ausência do poder publico municipal e da Câmara de Vereadores de Cururupu. Só Serrano do Maranhão participou com 4 vereadores, Bacuri, Cedral também marcaram presenças com representantes da sociedade civil e poder publico.

Os vereadores de Cururupu Helem Nuce (Mulher Maravilha) e Junior Belém (Tourão) justificaram as ausências, no evento diretamente com a organização da LIDAM!