segunda-feira, 16 de abril de 2018

Cururupu será contemplada com cursos de qualificação turística

Revoada de Guarás (Foto: Reprodução / Internet)
O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), realizará a partir desta segunda-feira (16), em Cururupu e mais quatro municípios os projetos “Mais Qualificação e Turismo” e “Regionalização”. A ação que acontece até o dia 20 de abril irá beneficiar o Polo Floresta dos Guarás e Alcântara, município pertencente ao Polo São Luís.

Em Cururupu os cursos terão início nesta segunda-feira (16) das 18 às 22 horas e serão realizados na Unidade de Ensino Professora Rosine Rabelo da Fonseca, em frente ao Fórum de Justiça de Cururupu. Para os interessados, as incisões podem serem realizadas de forma gratuita na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo que fica no centro da cidade próximo ao 25 º Batalhão de Polícia Militar em Cururupu. As inscrições acontece das 08:00 às 11:30 e das 14:30 às 17:30.

“Por determinação do Secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, estamos visitando todos os polos a fim de medir as atividades turísticas dessas regiões e incentivar a melhoria contínua das atividades turísticas. O programa de Regionalização melhora e estrutura o turismo dos municípios com uma série de ações, uma delas é o Cadastur, que promove a regularização dos meios de hospedagens, com isso, a categorização sobe, assim, os municípios ficam aptos para captar recursos do Ministério do Turismo e da Embratur.

Nesta gestão, nós unificados os programas “Mais Qualificação e Turismo” e “ Regionalização” por entendermos que essas atividades precisam andar de forma paralela potencializando o turismo e otimizando os recursos”, explica o secretário adjunto de Turismo, Hugo Veiga.

Os municípios irão receber a equipe da Secretaria Adjunta de Turismo da Sectur com uma agenda de reuniões técnicas, palestras, cursos de qualificação e ações esclarecedoras voltadas para o novo sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas do Turismo (Cadastur).

Nos cinco municípios, as pessoas interessadas terão a oportunidade de participar dos cursos de Organização de eventos, Qualidade no atendimento, Como manter um negócio: cama e café, Técnicas para recepção para meios de hospedagens, Qualidade no atendimento em bares e restaurantes, Boas práticas para manipulação de alimentos e Gestão Pública para o Turismo e Projetos Técnicos (este último para servidores públicos).

Regionalização

O Polo Floresta dos Guarás e o município de Alcântara também receberão as ações do programa Regionalização. O programa reúne ações de maneira associada e articulada de incentivo à estruturação dos 10 Polos Turísticos, como reuniões técnicas com gestores e secretários de Turismo e curso de Gestão Pública para o Turismo e Projetos Técnicos. Na oportunidade, também será feita a identificação dos atrativos e das condições de infraestrutura das localidades, servindo de base para conscientização e monitoramento para o remapeamento em 2019.

Com informações do ICURURUPU, COM INFORMAÇÕES DA SECTUR/MA