quinta-feira, 8 de março de 2018

CRAS de Cururupu já está fazendo entrega de Carteira do Idoso.

Imagem relacionada
Foto Reprodução
O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS de Cururupu, está convocando as pessoas idosas que solicitaram a Carteira do Idoso no ano de 2017 e começo de 2018, para recebê-las.

As pessoas idosas que realizaram o cadastro para aquisição da carteira do idoso, estão sendo chamadas a comparecer no CRAS, de segunda a sexta-feira nos horários de 8hs às 11hs e das 14hs às 17hs, levando 02 fotos 3x4 e documento de identificação para confirmação de dados e recebimento da carteira. Durante o atendimento a coordenação do CRAS realizará orientações sobre alguns dos direitos socioassistenciais assegurados a pessoa idosa.

O prédio do CRAS de Cururupu está localizado na rua Getúlio Vargas, S/N próximo a escola Herculana Vieira II, (antiga CNEC) Bairro São Benedito. Telefone para contatos: 998) 985017165

A coordenadora do CRAS, Edinora Cardoso Rodrigues, chama atenção da comunidade e familiares para a importância da Carteira do Idoso, faz um apelo a comunidade para que todos possam colaborar na divulgação, para que as pessoas que deram entrada na carteira possam ir até o CRAS, afim de confirmarem sobre solicitação feita e receber o documento, mais de duzentas carteiras já estão disponíveis para a entrega, sendo que esse é um dos instrumentos que proporciona dignidade às pessoas idosas.

Durante os próximos dias a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio do CRAS promoverá a entrega do maior numero possível, sendo que o objetivo é entregar todas as Carteiras aos idosos cadastrados.

"Esperamos que eles realmente compareçam, sejam informados e venham até o CRAS para o recebimento" ressaltou Edionora Cardoso. A coordenadora do Cras informou ainda, que um numero expressivo de carteiras do idoso emitidas no ano de 2016 se encontram no Cras, os seus responsáveis não foram busca-las.

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, estabelecido pelo artigo 40 da Lei no. 10.741, o Estatuto do Idoso. A Carteira do Idoso deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Para emitir a Carteira do Idoso, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), e inscrever-se no Cadastro Único dos Programas Sociais do governo federal.

A Carteira deverá ser fornecida ao idoso no prazo entre 45 a 90 dias, a contar da data de cadastramento no Cadastro Único.

Com informações do site da prefeitura de Cururupu