quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Vereador Daniel Louzeiro, sugere criação de cotas de exames e consultas para população de praias e povoados

Vereador Daniel Louzeiro (DEM) / Foto Reprodução
O Vereador Daniel Louzeiro (DEM), apresentou Requerimento nº 002 /2018, no documento o parlamentar sugere a criação de cotas para exames em Cururupu “sugerindo a criação de cotas de consultas e exames oferecidos a usuários da saúde oriundos de praias e povoados do município de Cururupu”. 

O vereador Justifica o requerimento afirmando que "O Sistema Único de Saúde (SUS) prevê uma nova atenção à saúde a partir da concepção que não compreende a saúde apenas como ausência de doença, mas parte do entendimento e qualidade de vida. Contudo, os munícipes oriundos de praias e comunidades sofrem pela demanda de serviços que não alcança a necessidade, levando em consideração muitas vezes os usuários voltarem para suas comunidades e praias sem a efetivação dos serviços de saúde que procuram. Nesse sentido a criação de cotas, facilitará os serviços e oportunizará aos nossos conterrâneos acessos direito aos serviços citados. 

O principio da integridade se assenta na compreensão de que as pessoas tem o direito de serem atendidas no conjunto de suas necessidades, e que os serviços de saúde devem estar organizados de modo a oferecer todas as ações requeridas por essa ação integral". 

No blog pessoal do parlamentar, o mesmos afirma que "A Saúde sempre foi uma bandeira forte de nossa luta e mais uma vez estamos propondo melhorias aos nossos conterrâneos, neste início de ano legislativo. Desta vez, sugeri na última sessão um requerimento visando a criação de cotas de consultas e exames oferecidos a usuários da saúde oriundos das praias e povoados do município de Cururupu.

Algum funcionário dos postos de saúde dos povoados e praias agendariam os exames e consultas e enviariam esses agendamentos à Secretaria Municipal de Saúde. Problemas associados a viagens, estradas vicinais e até financeiros tornam difícil aos moradores do interior se deslocarem para Cururupu só para agendar exames e consultas. Esse requerimento pretende facilitar muito a vida dos nossos conterrâneos dos povoados e ilhas".

Falta agora, a gestão municipal colocar em pratica e atender a demanda que é bem expressiva, pois a sugestão do parlamentar é uma boa estratégia.