sábado, 24 de fevereiro de 2018

Período de matrícula dos alunos do IEMA de Cururupu começa nesta segunda, dia 26.

Alunos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Foto: Reprodução)
O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), em sua unidade plena de Cururupu informa que nesta segunda (26), iniciará a efetuar as matrículas de seus alunos no município. No ato da matrícula, além da entrega de todos os documentos exigidos pelo edital, os alunos preenchem um questionário socioeconômico das famílias e outro de suas expectativas.

O objetivo do questionário socioeconômico é conhecer a realidade social dos alunos, renda, onde residem, com quantas pessoas, etc. Já o de expectativas, visa conhecer quais os sonhos, de qual escola é oriundo, as disciplinas que mais gosta de estudar, qual o nível de leitura em que se encontra, além de muitos outros aspectos.

Na busca por aperfeiçoar as práticas pedagógicas de seus colaboradores, o Iema ofertou na semana passada a formação aos gestores da unidade plena de Cururupu, na oportunidade os gestores receberam manual de matrícula com os procedimentos a serem realizados durante o processo de matrícula pelo sistema Ibutumy.

A gestora pedagógica da unidade plena de Presidente Dutra, Queila Cristina, discorreu sobre a relevância do questionário socioeconômico aplicado e direcionado para os pais e alunos do Instituto. “Estamos adquirindo o conhecimento necessário para operar o sistema Ibutumy. Além disso, percebo de forma muito clara o quanto é relevante a aplicabilidade do questionário socioeconômico para os alunos e suas respectivas famílias. A partir dessas respostas, o Iema tem acesso a dados que permitem perceber qual público está sendo atendido naquele momento, as adaptações necessárias para acolher da melhor maneira o corpo discente e como trabalhar o projeto de vida com eles”, disse.

Segundo o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, a equipe gestora da escola irá tabular os dados coletados que serão utilizados na elaboração do perfil do aluno, trabalhado posteriormente na disciplina intitulada Projeto de Vida. “Além da formação, estamos ofertando o manual de orientação de matrícula no sistema. Todos os alunos que fizeram inscrição para Cururupu estão convocados a comparecer nos locais divulgados por meio das redes sociais e nas mídias locais dos municípios, no período de 26 de fevereiro a 3 de março para efetuar matricula”, disse.

Em Cururupu as matrículas acontecerão das 07:30 às 12:00 horas (manhã), e das 14:00 às 17:00 horas (tarde), na Unidade Integrada Professora Rosinê Rabelo da Fonseca (antiga escola Dr. José Pires), centro da cidade, em frente ao Fórum Dr. José Pires.

O Iema informa ainda que conforme o edital, os alunos que não comparecerem nas datas estipuladas estarão sujeitos a perder a vaga.

Fonte: Icururupu