segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Foliões morrem eletrocutados em Bom Jesus das Selvas

Fios elétricos estariam expostos e teriam caído sobre elas, ocasionando o choque.

Blog do Romério Carvalho

Em Bom Jesus das Selvas (MA), pelos menos duas pessoas morreram enquanto brincavam Carnaval no último domingo (11), na Praça do Fabricante. As vítimas foram identificadas como Francisco Leandro Gomes Freitas (20 anos) e Carlindo de Moura (53 anos).
A polícia foi acionada por volta da meia noite de hoje (12). O lugar foi isolado e os feridos foram socorridos. O ICRIM foi acionado para realizar a perícia no local.
A prefeitura municipal de Bom Jesus das Selvas emitiu nota no início da noite considerando o falecimento de Leandro Gomes de Freitas e Carlindo de Moura e tratou o caso como ‘fatalidade’. A prefeitura disse ainda que é dever do poder público render homenagens aos mortos e declarou luto oficial por quatro dias na cidade, do dia 13 a 16 de fevereiro, considerando os dias 15 e 16 como facultativos.  Na nota, assinada pelo prefeito Luís Fernando Lopes Coelho, existe a determinação de que a Secretaria de Administração abra um procedimento interno para acompanhar o caso. Leia na íntegra:

              Nota emitida pela prefeitura de Bom Jesus.

Segundo informações policiais, parte da decoração do local, que estava ligada a postes usados na condução de energia elétrica, caiu sobre os foliões.
Outras seis pessoas ficaram feridas, sendo elas identificadas como Maria da Conceição (30 anos) José Feitosa Cavalcante (44 anos), Cleonice da Silva (46 anos), Guinaldo Bois Pessoa (27 anos), Reinaldo Borges de Sousa (28 anos) e um jovem de 17 anos, que foram encaminhadas ao Hospital Municipal da cidade e não correm risco de morte.
O grupo estaria próximo do palco, onde uma banda se apresentava.

O caso será investigado pela Polícia Civil. O delegado titular do município, Saniel Ricardo Trovão, afirmou que já prestaram depoimento o responsável pela ornamentação da festa e o responsável pela iluminação da praça. Ele apontou também que foram intimadas outras pessoas que podem colaborar com a investigação.
Posicionando-se sobre o caso, a Companhia Energética do Maranhão emitiu a seguinte nota:
Sobre o acidente ocorrido no município de Bom Jesus das Selvas, no domingo, 11, a Cemar informa que levantamentos preliminares apontam que um arame de sustentação à decoração carnavalesca, que estava preso aos postes exclusivos da iluminação pública da praça, por algum motivo se rompeu, após uma das vítimas ter puxado a decoração, que caiu energizada sobre as vítimas.
Cabe esclarecer que a Companhia já iniciou os trabalhos de investigação e informa que irá acompanhar o trabalho da perícia técnica.
Somente após a perícia técnica, realizada pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas deste trágico e lamentável acidente.
Vale informar que não houve nenhuma ocorrência na rede de distribuição de energia elétrica no local do acidente.
Fonte: MA10