domingo, 10 de setembro de 2017

Em Cururupu O Feriado Da Independência É Comemorado Com Grande Desfile Pelas Principais Rua Da Cidade

Estudantes Desfilando Pelas Principais Ruas de Cururupu (Foto: ICURURUPU)

Fonte: ICURURUPU
      Foto: ICURURUPUA 

Independência do Brasil é o feriado em que se celebra a emancipação brasileira do reino de Portugal. O Dia da Independência do Brasil se comemora no dia 7 de setembro de 1822, data que ficou conhecida pelo episódio do “Grito do Ipiranga”.

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro I gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Estava finalmente estabelecida a Independência do Brasil.

Com esse espíritos alunos da rede pública de Cururupu realizaram um emocionante desfile pelas principais ruas da cidade, uma multidão de pessoas acompanharam emocionadas o desfile do sete de setembro na cidade. Com realização do município, este foi certamente um dos maiores e mais bem organizados desfile da história da cidade, onde muitos personagens da cultura local desfilaram dando mais grandeza e brilho ao desfile.

História da Independência do Brasileira

Com as Revoluções na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria melhor se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras, decidindo que os portos brasileiros passariam a ser abertos para todas as nações do mundo. Este foi o primeiro grande passo para o desejo de independência do país.

Porém, existiam diversos problemas e divergências entre os portugueses e brasileiros, como a escravidão, a luta territorial, as rebeliões, os privilégios da burguesia e etc.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro I resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai, o rei D. João VI, pedindo para que ele voltasse à Portugal imediatamente. Com a emancipação, D. Pedro I foi coroado Imperador do Brasil.

A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.


Personalidades que foram Homenageadas 
Desfilando em Cururupu (Foto ICURURUPU)
O desfile de Cururupu nesta edição, trouxe como os grandes homenageados os músicos locais, os quais tiveram e ainda tem grande representatividade na música e na arte do município. Entre os homenageado está Liberalino Miranda, considerado uma lenda na história da cidade como um grande musico, talvez o maior de sua geração, outro personagem de destaque desse desfile foi o músico popular Zé Pestana, compositor e cantador de toadas de bumba meu boi.

Para a multidão que se fez presentes no desfile, este foi um momento de resgate da cultura e da tradição dos grandes desfiles realizado no passado em Cururupu, conversamos com algumas pessoas que se diziam emocionadas, e que a muito tempo a cidade não realizava um desfile com tamanha representativa, e principalmente, retratando personagens locais, onde estes desfilaram dando mais simbolismo ao grande evento, 

Autoridades locais também se fizeram presentes, entre as quais, a senhora prefeita do município, professora Rosinha, que aliás era uma das mais emocionada com o grande desfile. Que esse momento signifique mais que um simbolismo, mais sim um momento de reflexão para todos os Cururupuenses, em especial aos jovens que em muitos momentos encontram-se sem perspectivas e momentos como este traz alento e reproduz significados que vão além de uma comemoração, pois perpassam de uma história mais com relação profunda no presente.