quarta-feira, 26 de julho de 2017

Prefeita de Cururupu assina termo de adesão do selo UNICEF Município aprovado 2017/2020.

Prefeita de Cururupu Rosaria de Fatima Chaves do PCdoB
Foto Claudio Mendes Colaboração ASSCOM Cururupu
No final da tarde desta terça feira(25) a prefeita de Cururupu Rosaria de Fatima Chaves do PCdoB, assinou o Termo de Adesão do Selo UNICEF/Município Aprovado, edição 2017/2020 ao participou do lançamento do decreto que incentiva o apoio a adesão dos municípios ao Selo Unicef pelo governo do estado.

Para reforçar o compromisso de garantir qualidade de vida às crianças maranhenses, o Governo do Estado e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram, nesta terça-feira (25), o Encontro Estadual pelos Direitos da Criança e Adolescente – Primeira Reunião do Comitê Gestor do Selo Unicef (2017-2020), no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. 

O evento reuniu, também, prefeitos maranhenses e teve o objetivo de incentivar os municípios à adesão ao Selo Unicef, que estimula a gestão municipal a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Na ocasião o Governo lançou o decreto nº 33.113, que institui o Comitê Estadual de Apoio Técnico aos municípios para certificação do Selo Unicef (2017-2020), que prestará assistência técnica e orientação, além de promover, por meio de convênios com as secretarias que o integram, benefícios aos municípios que firmarem o termo de adesão ao Selo. Os convênios poderão priorizar esses municípios para o recebimento da ‘Caravana de Todos’, entrega de ambulâncias e ônibus escolares, extensão do programa ‘Arca das Letras’, entre outros benefícios.

A prefeita de Cururupu Rosaria de Fátima Chaves falou que “Como prefeita e como educadora, pois sou professora de carreira, então para nós é muito importante aderir ao Selo Unicef, porque nós temos toda essa responsabilidade na condução e na proteção da criança e do adolescente tanto na educação como as assistência, na saúde em todos os aspectos. Então para nós é muito importante e estamos aqui pra representar as atividades da Assistência, do Conselho Tutelar então para que possamos de fato mudar essa realidade social que nós estamos vivendo as crianças que futuramente vão está dirigindo este país elas sejam bem orientadas e protegidas, tendo os seus direitos essenciais e fundamentais garantidos”. 

Anyoli Sanabria, coordenadora do Território Amazônico do Unicef, proferiu palestra com o tema ‘O Selo Unicef: colocando as crianças e adolescentes no centro das políticas públicas municipais’, e explicou como funciona a certificação e sua importância para a melhoria da qualidade de vida das crianças. “O Maranhão é o primeiro estado a realizar um evento deste porte e lançar um decreto que incentiva a adesão de seus municípios ao Selo. É muito gratificante participar desse momento único”, revelou Anyoli.